quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

14-05-1949 Grêmio 3 x 1 Nacional

Perante uma multidão, calculada em cerca de 35 mil pessoas, entra em campo a equipe tricolor. Capitaneados por Clarel, os craques gremistas fazem a volta olímpica do "Centenário" conduzindo a bandeira do clube aniversariante, o Nacional de Montevidéu.

Grêmio: Sérgio, Clarel (Allegretti) e Johni; Hugo (Danton, Adams e Allegretti); Aurélio, Teotonio, Hermes, Geada, Alvaro e Ariovaldo.
Nacional: Paz; Raul Pini e Tejera; Gambeta, Rodolfo Pini e Cruz; Castro, Walter Gomez, Atílio Garcia; J Garcia e Orlandi

"A data de quatorze de maio de mil novecentos e quarenta e nove ficará gravada na história dos desportos gaúchos, pela grande vitória internacional conquistada em gramados uruguaios pelo conjunto do Grêmio Futebol Portoalegrense, que sem dúvida foi um dos maiores feitos do futebol dos pampas de todos os tempos."

O grande prélio

A expectativa para o encontro internacional era por demais grandiosa. Estariam em campo dois consagrados conjuntos: o do Nacional, que ostentava as honras de bi-campeão uruguaio e o Grêmio Futebol Portoalegrense que há bem pouco vinha sagrar-se campeão de um certame em sua terra.

Lances principais:

Coube movimentar o marcador o conjunto do Nacional por intermédio do seu insider, José Garcia, quando decorriam apenas 75'' de jôgo. Hugo cometeu falta sôbre o ponteiro Castro, o qual cèleremente cobrou a penalidade e endereçou o couro a José garcia. Êste avançou alguns passos e quando Sérgio veio ao seu encontro, atirou inapelàvelmente para dentro de sua cidadela (NAC 1 X 0 GRÊ)
[...] Ariovaldo, centrou alto, Geada de cabeça estendeu a Hermes e êste a Teotônio. O ponteiro atirou forte, batendo o couro no médio nacionalista Cruz, que assim desviou para a sua própria cidadela... (NAC 1x 1 GRÊ)
Segundo tempo:
Na etapa derradeira do prélio, foi que os visitantes marcaram mais dois tentos que lhe viriam dar esta grande vitória internacional.
Decorriam cerca de 23' desta fase, quando Geada foge a marcação de um contrário e avança, resolutamente a goal. Quando o centro atacante estava frente a cidadela do quaro local, foi trancado pelo zagueiro nacionalista, dentro da grande área. O juiz incontinente apontou para a marca fatal. O mesmo Geada destacado a bater, o fêz com muita segurança, enviando a bola as redes contrárias (NAC 1 x GRÊ 2)
Aos 33', num pênalti cometido por Clarel e que José Garcia desperdiçou, perdendo assim a maior oportunidade para empatr a peleja.
Faltavam apenas 3' para ser encerrada a contenda, quando os portoalegrenses obtiveram o seu terceiro tento que daria por finda a movimentação da contagem. Adams de posse do couro avançou e já no campo contrário entregou a Allegretti. O médio apoiador progrediu até a altura da grande área adversária sem que fosse hostilizado pelos jogadores contrários. E numa posição previlegiada, atirou com a violência que lhe era peculiar, vencendo pela terceira vez a cidadela uruguaia e conquistando assim o clube gaúcho, uma grande vitória internacional.
(NAC 1 x GRÊ 3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário