sábado, 3 de setembro de 2011

O primeiro Elenco - 1904 "A Bola, o símbolo"

A fotografia foi tirada em fevereiro de 1904, e mostra 23 atletas convenientemente paramentados, dispostos em três filas:
De pé, da esquerda para a direita, na última fila aparecem: Alberto Knewitz, Alfredo Cattaneo, José Mussnich, Guilherme Kallfelz, João Knewitz, Augusto Koch, Carlos Bohrer, Otto Mussnich, Frederico Strehlau, Oswaldo Siebel e Pedro Cléres.


"O Grêmio nasceu da bola" é uma expressão que se consagrou através da afirmação lapidar do saudoso fundados Pedro Haeffner. Tem sido citada pelos cronistas e encontra amparo no conteúdo da história da fundação, assim contada no vol 2 de "A História Ilustrada do Futebol Brasileiro" da Editora Documentação Brasileira:
"Trabalhando há algum tempo em Pôrto Alegre, Cândido Dias da Silva recebeu dos irmãos que moravam em SP, um presente que jamais esperara: uma bola de futebol. Em 1903, com exceção dos estrangeiros, pouca gente da cidade ouvira falar do nôvo esporte, e muito menos ainda tivera oportunidade de ver uma bola de couro. Cândido, porém, não se importou com a falta de conhecimentos e, aos fins de semana, reunia com êles, de bonde puxado a burro, ia jogar a sua bola para os lados da Cascata. Pedro Haeffner, um dos componentes do grupo, sugeriu então que Cândido, por carta, consultasse os irmãos sôbre a maneira de se praticar o futebol, pedindo, se possível, que êles mandassem também um livro de regras.
"Foi justamente nessa época que apareceu em Pôrto Alegre a equipe de futebol do Esporte Clube Rio Grande. Os inglêses e alemães que jogavam no time de Rio Grande haviam sido convidados para uma exibição na cidade e, no dia marcado, 7 de setembro de 1903, o campo da Várzea ficou rodeado de curiosos. Cândid, com sua bola debaixo do braço, estava entre êles, com a atenção redobrada. Em dado momento, a bola dos inglêses esvaziou-se, para desapontamento geral. Cândido, mais do que depressa, emprestou a sua, garantindo o final da demonstração. Em troca, ao final da partida, obteve dos jogadores as primeiras lições sôbre futebol e, principalmente dêles ficou sabendo como agir para fundar um clube. Os ensinamentos, aprendidos sôfregamente, tiveram um resultado fulminante: no dia 15 de setembro de 1903, uma semana após a exibição dos estrangeiros em Pôrto Alegre, foi fundado o Grêmio Foot-Ball Pôrto Alegrense, num salão de Barbearia da Praça XV de Novembro. Sem campo e com poucos sócios, o Grêmio tinha, entretanto, um patrimônio inestimável: a bola de Cândido Dias da Silva"

album dos 70 anos do Grêmio, Ed. Gazeta de Notícias

3 comentários:

  1. Samuel,

    Teria como tu me informar o teu e-mail?

    Saudações tricolores,
    André Kruse

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Claro.

    samuel.cibils@gmail.com

    Agora o blog vai voltar a ativa pois arrumei meu scanner

    abraço

    ResponderExcluir
  3. Com o inicio do ano chega várias contas a pagar e acaba que esquecemos um pouco o mais importante para que o restante do ano seja prospero, que é a propaganda de nossos serviços, nossas empresas de nossas qualidades.

    Nós da Gráfica RDMG pensamos nisso e viemos lhe oferecer para você ou sua empresa diversos produtos tais como : cartões de visita , panfletos, recibos, tags, calendários , imas , todo tipo de serviço gráfico e ainda produtos personalizados e brindes exemplo : camisetas, almofadas , canetas, uniformes escolares personalizados , material escolares personalizados, livros de atividades, cadernos, agendas enfim são diversos produtos com super descontos, entre em contato conosco e peça já seu orçamento que enviaremos para você preços diferenciados.

    PREÇO ESPECIAL PARA EMPRESAS, IGREJAS E EVENTOS ( não precisa cnpj)

    Estamos esperando seu retorno caso prefira entre em contato por whatsapp pelos números :
    Tim e whatsapp 21- 980896733
    Vivo e Whatsapp 21- 972396464
    http://graficardmg.com.br

    ResponderExcluir