quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Jurandir

Jurandir Gaston dos Santos veio do Juventude de Caxias ingressando no Grêmio com 23 anos de idade

Grêmio 3 x Aimoré 1 (1960)

Fim do Primeiro Turno
Grêmio: Suli, Figueiró, Airton, Bruno, Ortunho, Elton, Milton, Cardoso, Gessi, Marino e Vieira
Aimoré: Alberto, Amâncio, Soligo, Afonso, Carlos, Gilnei (Jara), Fernando, Darci, Tomasi, Gilberto, e Balzareti.

fonte: Revista do Grêmio nº 28, ano V

Grêmio 2 x Veronese 0 (1960)

Campeonato em Marcha

Os Quadros:
Grêmio: Suli, Figueiró, Airton, Ortunho, Elton, Ênio Rodrigues, Vieira, Marino, Gessi, Milton e Jurandir
Veronese: Estevão, Dane, Didi, Coronel, Joãozinho, Lindomar, Renè, Bebeto, Dirceu Mujica, Vevé.


fonte: Revista do Grêmio nº 28, ano V

Grêmio 5 x Internacional 1 (Gre-Nal nº 153)



"Conseguiu o Grêmio uma de suas vitórias fáceis e empolgantes sobre seu tradicional adversário, o S. C. Internacional. Congratulamo-nos porém com a equipe colorada, que apesar de derrotada encarou o debacle com grande espírito desportivo, agindo durante todo o transcorrer do embate com ótima conduta e grande cavalheirismo. Mostrou  a equipe colorada ainda possuir aquele espírito de luta característica e sòmente não puderam resistir a avalanche tricolor que apresentou-se com grande superioridade técnica e preparo físico, salientando-se, principalmente, seu meio de campo.
[...] jogando com calma, fazendo jogadas bem articuladas com Elton e Milton resolutos no meio do campo fazendo desaparecer por completo à Vilmar e Kim."

"Quem foi ao campo para ver um duelo entre a vanguarda colorada e a extrema defesa gremista, não viu senão extremamente o contrário: sexteto defensivo do Grêmio amplamente superior a linha de atacantes rubra e a defensiva escarlate vendo-se em apuros para conter o "inofensivo" quinteto de frente tricolor. Em resumo, viu-se o Mosqueteiro sempre superior, jogando seus homens desde Suli até Vieira, tranqüilos mesmo quando perdiam por um tento a zero."

Plantel

tira-teima



"E aos que diziam que o Grêmio não possuía atacantes capazes de finalizações e que eram todos "armandinhos" i. é só armavam e não possuíam arremate, a resposta veio nesse contundente revés imposto ao clube do pôvo. Nada menos de cinco tentos foram assinalados por esses mesmos cinco homens que não possuiam finalizações. Mostrando o esquadrão tricolor muito mais equipe passou fácil pelo seu tão temível adversário." (texto Zelio Hocsman)


fonte: Revista do Grêmio Julho-Agosto 1960 - Ano V - nº 28

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Campeão mineiro curvou-se ao Grêmio


Depois nos espetaculares resultados alcançados fora do Olímpico, o Esquadrão tricolor pisou o tapete verde de seu estádio para receber a visita do Atlético Mineiro, em partida válida pelo campeonato nacional.
Foi um jogão de bola. O Grêmio fez uma grande exibição e o representante de Minas Gerais também. Quem esteve no Olímpico testemunhou o fato. Para valorizar o empate, vale acentuar que o adversário, segunda crônica mineira, realizou sua melhor apresentação no Copão-71. A torcida gremista, desejosa de ver em ação o seu time favorito, quase lotou o estádio. Sua presença e seu incentivo foram fatores decisivos para que o Grêmio pudesse fazer uma de suas melhores apresentações no campeonato nacional além do jogo em si muito bom. A torcida foi um espetáculo à parte, enfeitando o estádio com suas bandeiras e sua vibração incontida. Aos 24 minutos explodiu o estádio, Torino, de fora da área, atirou para o arco. Renato falhou e a bola foi para o fundo das redes. A resposta do galo foi imediata, aos 29 Lola atirou fraco e Jair foi infeliz no lance. A bola acabou entrando: 1 a 1.

Juiz - Romualdo Arpi Filho
Data 15.8.71
Renda - Cr$ 138.280,00
Grêmio: Jais, Espinosa, Ari Ercilio, Beto, Everaldo, Gaspar (Jadir), Torino, Flecha, Scotta, Caio e Loivo. Técnico:  Otto Glória
Atlético: Renato, Zé Maria, Grapete, Vanturi, Cincunegui, Vanderlei, Humberto, ROnaldo, Dario, Lôla, Romeu (Tião). Técnico: Telê Santana
Fonte: Revista do Grêmio - Ano XV - Nº 54. Set 71
Fonte: Revista do Grêmio - Ano XV - Nº 54. Set 71

Fonte: Revista do Grêmio - Ano XV - Nº 54. Set 71


Grêmio deu baile no Maracanã

Numa das raras investidas, Edu era contido pela barreira intransponível que Otto montou. Everaldo e Beto deram um show no Maracanã. A torcida carioca, atônita, ao final, chegou aplaudir a máquina tricolor.


Fonte: Revista do Grêmio - Ano XV - nº 54. Setembro de 1971













Fonte: Revista do Grêmio - Ano XV - nº 54. Setembro de 1971


















Jogo: Grêmio x América RJ
Local - Maracanã
Competição: Campeonato Nacional
Arbitragem - Aldo Aníbal Oviedo
Goleadores - Scotta ('38) e caio ('51)
Equipes: Grêmio: Jair, Gaspar, Espinosa, Ari Ercílio, Beto, Everaldo, Torino, Caio, Scotta, Loivo
América: Alberto, Dejair, Tião, Aldecí, Zé Carlos, Badeco, Edu, Jorge, Cuíca, Antocio Carlos, Chiquinho, Sarão.