quarta-feira, 1 de abril de 2015

A virada de Luís Carvalho

"Para os gremistas da velha guarda, o maior ataque do tricolor, em todos os tempos, foi este: Laci, Artigas, Luís Carvalho e Nenê [...] Luís Carvalho driblava e chutava com os dois pés, de qualquer distância, tinha uma visão de goal como nem um outro; cabeceador emérito e criador de viradas incomparáveis. Todos os que o viram jogar em 1941 não esquecem:
- A virada do Luís era uma coisa muito séria. A jogada era feita assim. Êle ficava mais ou menos a quatro ou cinco metros antes da risca da área... Recebia o passe, erguia a bola com a ponta da chuteira ou com o peito do pé e mandava um foguete indefensável. A única maneira de evitar seus tiros fatais era fazer falta...
Certo dia , Luís correeu para a área do adversário. Parou porque a área estava congestionada. De calcanhar, tocou a bola para um companheiro que vinha atrás. Recebeu, levantou e deu a virada. Ó árbitro virou-se e apontou o centro do campo. Os jogadores do time adversário correram para cima do juiz dizendo-lhe que a bola havia saído pela linha de fundo depois de um sorriso, voltando a indicar o centro de campo, o juiz acrescentou: - Virada do Luís Carvalho saiu pela linha de fundo? Vocês estão brincando, ele nunca erra essa jogada.
E deu goal.

Natural de Cachoeira do Sul. Depois do Grêmio, jogou no Vasco e Botafogo-RJ. Na seleção gaúcha foi titular absoluto até 1941.

Fonte: Rio Gráfica e Editora n. 7 ano 1971.

Imagens de jogos internacionais

Em ordem. A primeira foto é Grêmio (2) vs River Plate (0) em Buenos Aires em 1971. Em seguida, Grêmio (2) vs Nacional (1) talvez em 1970. Grêmio vs Bulgária no Beira-Rio sd. Grêmio (1) vs Bulgária (2) em 1961 em Sofia. Por fim, Grêmio vs Benfica no Beira-rio de 8/4/69. Vitória por 2 x 1 do Grêmio.

Fonte: Rio Gráfica e Editora. n 7 ano 1971




Campanha Internacional

A primeira partida do Grêmio contra uma equipe de outro país foi contra o Bristol do Uruguai. O Grêmio perdeu a partida por 7 x 1. Depois disso tudo mudou. Até 1971 foram 104 jogos fora do Brasil, sendo a equipe dos pampas que mais atuou fora da fronteira brasileira.
Abaixo segue a tabela e o score destes encontros. Segue também algumas imagens:





Fonte: Rio Gráfica Ed. n. 7 ano 1971








Plantel do Grêmio

Na foto: Alfredinho, Gessy, Juarez, Milton e Vieira.

Fonte: Rio Gráfica Ed S.A. - n. 7 de 1971

Plantel 195?

Na equipe ao alto, à esquerda: Gessy, Enio,Sérgio, Ortunho, Aírton, E o goleiro Henrique. Agachados: Marino, Elton, Juarez Tank, Milton e Vieira 

Plantel de 1954

O jogador com a pelota era o mito Tesourinha.