quarta-feira, 18 de março de 2015

Grêmio 2 - Seleção Olímpica da Guatemala 1

O quadro da Baixada colheu significativa vitória contra a Seleção Olímpica de Guatemala, iniciando assim auspiciosamente a sua temporada nos gramados da América Central. Ganhando por 2 a 1 o Grêmio venceu também todos os fatores adversos e que se antepunham ao seu objetivo: a torcida, o clima, o campo.

O Cotejo

Precisamente às 18h45, horário brasileiro, o balão foi movimentado pela turma guatemalteca. Os primeiros minutos forma favoráveis ao time da casa que exigiu da defesa gremista um grande esforço no sentido de manter a defesa gremista incólume a sua meta. Na altura do 20/] minuto reagem os tricolores e assediam a meta adversária, surgindo o 1º goal da tarde: Álvaro põe o Grêmio em vantagem, depois de receber excelente passe de Geada.
Reagem os centro-americanos e conseguem o gol de empate, isto já na altura do 44º minuto. Molina marcou êsse goal que seria o tento de honra da sua equipe.
Iniciada a etapa derradeira, o balão foi dos pés de Campo Seco para Molina que perdeu para a defesa gremista. Esta lança em ação o seu ataque, tendo Clori cedido a Álvaro, que perdeu sua oportunidade de marcar. Decorriam dois minutos de ações, quando Clori, de longa distância, com um violento petardo, assinalou o goal que daria a vitória ao Grêmio.
O Grêmio está dominando. A torcida clama pelo empate. Toledo e Campo Seco obrigam Sérgio a fazer duas ótimas defesas. O ataque gremista perde excelente oportunidade para marcar. A partida chegaria ao seu final com o mesmo placard apesar da tremenda pressão dos guatemaltecos [...] Assim, com 2 a 1 terminou a grande partida internacional, com a justa e merecida vitória do campeão pôrto-alegrense de 1949

Equipes:
O esquadrão do Grêmio formou inicialmente com: Sérgio, Clarel e Joni. Hugo, Ário e Danton. Paulista, Hermes, Geada, Álvaro e Sidnei
Seleção da Guatemala: Miron, Morales e Leon. Palmer Rodrigues e Artiz. Salomon, Toledo, Campo Seco, Molina e Perera.

jogo realizado em 27 de novembro de 1949

Revista do Grêmio, set-out 1958 - ano III, nº17