quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Segunda Gira Tricolor pelo velho mundo - textos de Edson Pires


A gira gremista, que teve a duração de mais de 60 dias, pelos gramados do velho mundo, foi coroada de pleno êxito, pelos resultados positivos que conquistou no seu plantel, que embora os sacrifícios que muitas vezes teve pela frente, suplantou-os  todos pela união de todos seus componentes.

Pantel Disciplinado
Com referência aos atletas tricolores, êstes sòmente podem merecer de nós os melhores elogios, pois portaram-se como verdadeiros cavalheiros e souberam representar condìgnamente não só o Brasil como a sua agremiação nos países do Velho Mundo. Foram elogiados pelos proprietários dos hoteis, pela disciplina que mantiveram. Reinou entre todos o maior espírito de camaradagem e compreensão e nunca se registrou um atrito entre êles [...] 

Horas boas e más
Toda gira tem as suas horas boas e suas horas más. As melhores horas foram, sem dúvida, nas confraternizações nos vestiários, logo após as vitórias, além das missivas que recebiam de seus familiares e amigos, pois sempre que as cartas do Brasil chegavam em suas mãos, o sontentamento era dos maiores, e muitos choravam de saudades.
 As horas más eram sempre aquelas das derrotas, e estas foram poucas, já que o esquadrão gremista sofreu apenas quatro insucessos, e êsses para selecionados que lutaram na Copa do Mundo, e que vinham de muitos meses de preparação.

As maiores homenagens
Não poderíamos nesta recapitulação deixar de mencionar as granes homenagens que recebeu o esquadrão tricolor em sua recente gira, sendo que as maiores foram sem dúvida nos países socialistas, nos quais  seus dirigentes foram incansáveis em gentilezas, notadamente na Rússia, onde diversos jantares foram oferecidos pelos altos próceres do esporte soviético.

Clima e alimentação
Nossos atletas lutaram com grande fator adverso, representado pelo clima e alimentação. Jogando com baixas temperaturas e outras vêzes com mudança repentina de clima de uma hora para outra, além da alimentação completamente diversa da nossa, notadamente em algumas cidades onde as refeições eram custeadas pelo empresário. Em tais ocasiões na maioria das vezes limitava-se a oferecer um lanche aos atletas, isso para não falar numa noite em que nada de sal foi dado, além de termos viajado mais de 14 horas dentro de um trem sem leito e com um frio tremendo, pois a calefação não funcionava.
Em matéria de comida, muito semelhante à nossa, foi, sem dúvida na Grécia, onde todos almoçavam e jantavam bem e que o diga Gilnei, que era o maior gastrônomo da delegação.
Na Rússia, embora a fartura da alimentação, muitos não se deram bem com a mesma, como aconteceu com o massagista Carvalho, que mais passava a sardinhas do que qualquer outro alimento.

Outras notas
O mais fácil era comprar se comprar as cousas, pois bastava se olhar e indicar o objeto para logo a seguir surgir a pergunta: "Faiscoste"... Quanto vale. A seguir, o preço era dado por escrito e o objeto era compraqdo ou não. Na Dinamarca, as senhoras munidas de cachorros, tinham até lugares para atar seus cães defronte às casas comerciais. Também lá o charuto e muito principalmente o cachimbo, são usados por todos desde as senhoras até às crianças, fato também visto por nós na Alemanha Na Grécia, encontramos as mulheres mais lindas do mundo, pois as gregas são de fato muito bonitas em tudp. Em Sofia, o cheiro da calefação fazia mal a todos, e quando se chegava a um país da Cortina de Ferro, todos já comentavam que teríamos que suportar o mau cheiro, que revoltava a todos estômagos. Vamos falar também na lavagem de roupa, que era sempre feita por todos nas pias dos hotéis. Os atletas tornaram-se aptos para auxiliar suas esposas, já que viraram também craques neste mister.

Campanha


Imagens da delegação 

Fotos supostamente tiradas por Juarez Flores
Redação Edson Pires

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Érica Lopes - atleta mais destacada do ano de 1959

 Recordista gaúcha em 50 - 75 - 100 - 200 - 4 x 100 metros. duas vêzes "atleta mais destacada da semana" e "melhor atleta do ano" de 1958