segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Grêmio Líder do Primeiro Turno 1958

Esta foi a equipe do Grêmio que venceu o Grenal de Nº 145 trazendo o Bicampeão à liderança do 1º turno.

[...] a impressionante combatividade dos atletas que defendem o pavilhão tricolor se fez presente da forma mais viva possível.



Osvaldo Rolla, o competente técnico Bicampeão, disse à imprensa:
- Foi uma grande, maravilhosa atuação do center Juarez. Foi o principal fator da vitória. Não só dele, é claro; mas de tôda  a equipe que trabalhou como de fato uma equipe deve trabalhar.


Quanto mais forte era o assédio à meta adversária, Ayrton, o eficiente zagueiro, disputou bolas inclusive perto da pequena área colorada, como a foto registra.


Mourão mergulha, espetacularmente, do alto do alambrado em direção à torcida. Dando expansão a sua alegria, o médio tricolor dá um salto sensacional para confraternizar com os torcedores. Disse que pagou uma promessa...

O Internacional marcou o primeiro goal. Este, porém, foi o sinal para a arrancada do Grêmio em direção à vitória. Atirou-se à luta com disposição indizível e transfigurou por completo o panorama do espetáculo. Teve o Bicampeão oportunidade de demonstrar uma vitalidade e um estado físico excepcionais, fazendo sua uma vitória que significou a liderança do 1º turno.

Grêmio - Germinaro; Orlando, Airton e Mourão; Elton e Enio Rodrigues; Vieira (Rudimar), Gessi, Rudimar (Juarez) Milton e Juarez (Vieira)
Internacional - La Paz, Zangão, Florindo e Barradas. Verardi e Joel; Joaquinzinho, Bodinho, Larri, Tati e Ivo Diogo

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

14-05-1949 Grêmio 3 x 1 Nacional

Perante uma multidão, calculada em cerca de 35 mil pessoas, entra em campo a equipe tricolor. Capitaneados por Clarel, os craques gremistas fazem a volta olímpica do "Centenário" conduzindo a bandeira do clube aniversariante, o Nacional de Montevidéu.

Grêmio: Sérgio, Clarel (Allegretti) e Johni; Hugo (Danton, Adams e Allegretti); Aurélio, Teotonio, Hermes, Geada, Alvaro e Ariovaldo.
Nacional: Paz; Raul Pini e Tejera; Gambeta, Rodolfo Pini e Cruz; Castro, Walter Gomez, Atílio Garcia; J Garcia e Orlandi

"A data de quatorze de maio de mil novecentos e quarenta e nove ficará gravada na história dos desportos gaúchos, pela grande vitória internacional conquistada em gramados uruguaios pelo conjunto do Grêmio Futebol Portoalegrense, que sem dúvida foi um dos maiores feitos do futebol dos pampas de todos os tempos."

O grande prélio

A expectativa para o encontro internacional era por demais grandiosa. Estariam em campo dois consagrados conjuntos: o do Nacional, que ostentava as honras de bi-campeão uruguaio e o Grêmio Futebol Portoalegrense que há bem pouco vinha sagrar-se campeão de um certame em sua terra.

Lances principais:

Coube movimentar o marcador o conjunto do Nacional por intermédio do seu insider, José Garcia, quando decorriam apenas 75'' de jôgo. Hugo cometeu falta sôbre o ponteiro Castro, o qual cèleremente cobrou a penalidade e endereçou o couro a José garcia. Êste avançou alguns passos e quando Sérgio veio ao seu encontro, atirou inapelàvelmente para dentro de sua cidadela (NAC 1 X 0 GRÊ)
[...] Ariovaldo, centrou alto, Geada de cabeça estendeu a Hermes e êste a Teotônio. O ponteiro atirou forte, batendo o couro no médio nacionalista Cruz, que assim desviou para a sua própria cidadela... (NAC 1x 1 GRÊ)
Segundo tempo:
Na etapa derradeira do prélio, foi que os visitantes marcaram mais dois tentos que lhe viriam dar esta grande vitória internacional.
Decorriam cerca de 23' desta fase, quando Geada foge a marcação de um contrário e avança, resolutamente a goal. Quando o centro atacante estava frente a cidadela do quaro local, foi trancado pelo zagueiro nacionalista, dentro da grande área. O juiz incontinente apontou para a marca fatal. O mesmo Geada destacado a bater, o fêz com muita segurança, enviando a bola as redes contrárias (NAC 1 x GRÊ 2)
Aos 33', num pênalti cometido por Clarel e que José Garcia desperdiçou, perdendo assim a maior oportunidade para empatr a peleja.
Faltavam apenas 3' para ser encerrada a contenda, quando os portoalegrenses obtiveram o seu terceiro tento que daria por finda a movimentação da contagem. Adams de posse do couro avançou e já no campo contrário entregou a Allegretti. O médio apoiador progrediu até a altura da grande área adversária sem que fosse hostilizado pelos jogadores contrários. E numa posição previlegiada, atirou com a violência que lhe era peculiar, vencendo pela terceira vez a cidadela uruguaia e conquistando assim o clube gaúcho, uma grande vitória internacional.
(NAC 1 x GRÊ 3)

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Última Palavra


Em uma época remota em que os dirigentes podiam dar a última palavra. Hoje, creio que só o Berlusconi consegue fazer isso...

Tricampeonato de 58

Milton num tento de bela feitura abre a contagem





Golo do Grêmo: uma bomba autêntica de Giovani decreta a terceira queda do arco índio da fronteira

Uma das poucas e seguras intervenções de Germinaro na Batalha pelo Título estadual
Grêmio absoluto no gramado, com uma falta de sorte impressionante não conseguia dilatar a contagem. Giovani finalmente achou o caminho dos barbantes

O triunfo categórico do onze tricolor, vencendo a equipe do Guarani de Bagé, dia 11 de março, por um escore de 3 tentos a zero, deu-lhe o título de Tricampeão Estadual e mostrou mais uma vez a segurança de sua defensiva e a disposição de sua vanguarda.
A retaguarda gremista, reeditou uma de suas grandes exibições, não permitindo que o ataque da "Rainha da Fronteira" oferecesse muito perigo à cidadela de Germinaro. Embora jogando melhor do que da vez anterior, com seus homens de frente lutando com destemor, o quinteto dos "índios" não conseguiu mais do que manter, em vários momentos, bem alerta a extrema defesa tricolor.


A MARCHA DA CONTAGEM Depois de atingir os postes da meta de Célio por duas vezes (uma bola no direito e outra na esquerda), os tricolores, com um goal contra, acharam, tranquilamente o caminho da vitória. Aos 38 minutos, Milton lançou Juarez. O comandante correu e encontrou Danga pela frente, já junto à pelota. O zagueiro, de primeira, atrasou para Célio, a fim de evitar a entrada do comandante. Célio, que abandonara a meta, foi encoberto pela atrasada de Danga e o couro morreu mansamente nas rêdes bagéenses. Na segunda etapa, apesar de continuar dominando a partida, o clube do Olímpico só foi marcar o segundo goal aos 30 minutos. Giovani recebeu de Juarez, no bico direito da grande area. Ameaçou cruzar. A defesa parou e o ponteiro fez a pontaria. O couro partiu forte, vencendo Célio, que inutilmente tentou a defesa.. Aos 41, coube ainda a Giovani marcar o último goal. Recebendo dentro da area, Giovani avançou, apontou e o couro sacudiu as malhas de Célio pela terceira vez.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O tri-campeão joga mal em 59... mas, depois, é tetracampeão!

1959 - TETRACAMPEÃO ESTADUAL E TRICAMPEÃO DE ASPIRANTES
A Magnífica temporada consagrou mais uma vez em a brilhante equipe gremista, pois além do certame regionalo galhardamente vencido, participou da primeira TAÇA BRASIL, de âmbito nacional, instituída pela C.B.D. para clubes campeões estaduais, e de uma série de amistosos em que também se houve um real sucesso.

Campanha de 1959

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Ortunho - Esperança tricolor para a campanha de 1959


O "colored" vindo do Vasco da Gama, firma-se, dia a dia, como uma verdadeira barreira humana, capaz de nivelar-se com os demais participantes da extraordinária defensiva tri-campeã.
Jorge Carneiro, esse o seu nome, nasceu em Pôrto Alegre a 1º de Outubro de 1935, iniciando sua carreira pelos juvenis do Internacional em 51, passando após para o Nacional, de onde transferiu-se para o Vasco da Gama, da capital federal. Acompanhou o clube vascaíno na excursão que realizou para à Europa, apresentando-se em diversos países do velho mundo.

Aristoteles Loss

Ortunho (então no Vasco) em disputa de bola com Vi

sábado, 15 de janeiro de 2011

São Paulo caiu também - 17/02/1959

Grêmio - Germinaro; Orlando (Figueiró); Airton e Ortunho; Elton e Ênio Rodrigues; Giovani, Rudimar (Gessy), Juarez, Milton e Vi
São Paulo - Fernandes, De Sordi, Mauro e Riberto; Dino e Vitor; Maurinho Faustino (Canhoteiro), Fernando Celso, Faustino (Melão) e Valinho

"O Grêmio venceu ao São Paulo, vice-campeão bandeirante, por 1 x 0, dia 17-2-59, no Estádio Olímpico. O único goal da partida interestadual foi anotado aos 10 minutos do tempo complementar, por intermédio do meia-esquerda Milton.
A linha avançada do Grêmio é de virtudes sobejamente provadas. Integram-na homens que buscam com afã a meta adversária [...] Constituem um grupo homogêneo, que tem serenidade que só a autêntica categoria outorga.
Airton, Ortunho, Rudimar e Giovani foram os melhores do quadro vencedor. Rudimar, que despontava como grande valor, deixou o campo no segundo tempo, por ter-se sentido do mal que o deixava fora de ação há muito tempo.
Entre os vice-campeões paulistas, destacaram-se De Sordi, Mauro, Canhoteiro, Vitor e Riberto. De Sordi e Mauro, do trio campeões do mundo do São Paulo, provaram suas qualidades no Olímpico."

27 anos de Batalha - Grêmio vs Uruguaios

Jogos e escalações do Grêmio em jogos contra uruguaios entre 1932 à 1959




CLUB NACIONAL DE FOOT BALL 1 x 3 Grêmio
"A 14 de maio de 1949, embacava na capital gaúcha a reapresentação gremista, para enfrentar, no mesmo dia, no majestoso Estádio Centenário de Montevidéu, ao esquadrão principal do C. Nacional de Foot Ball, pentacampeão uruguaio, tendo em sua equipe a grande maioria do selecionado oriental de futebol.
Tremenda responsabilidade pesava sôbre a representação gremista. O vulto da mesma, porém, longe de se entibiar, se traduzia num entusiasmo sem par, incentivando todos os elementos, para garantir uma apresentação à altura da tradição gloriosa do Grêmio.
E, assim, à tarde de 14 de maio, após estupendos cerimoniais comemorativos à efeméride, começou a contenda.
A equipe do Grêmio, fazendo praça de aprimorada técnica e alarde de um entusiasmo arrasador, dominou o esquadrão do campeão uruguaio, conquistando um triunfo magnífico, que tanto engrandeceu o nome desportivo do Brasil. Vitoriar-se em Montevidéu, sôbre o Nacional, com todos os elementos adversos, era um feito inédito."
GRÊMIO - Sérgio; Clarel (Alegretti) e Joni; Hugo (Danton), Adams e Alegretti (aurélio); Teotonio, Hermes, Geada, Alvaro e Detefon.
NACIONAL - Paz; Raul Pini e Tejera; Gambeta, Rodolfo Pini e Cruz; Castro, Walter Gomes, Atílio Garcia, J.Garcia e Orlandi.
Goleadores: Castro (1º min), Teotonio (63'), Geada (78') e Alegretti, aos 87 min.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Grêmio 4 x Boca 1 (25-2-1959)

"A delegação do Grêmio é recepcionada com um jantar tipicamente porteño. O Milton apesar do físico parece um Airton no lidar com o garfo."



GRÊMIO: Germinaro; Orlando; Airton e Ortunho; Elton e Ênio Rodrigues (Mourão); Giovanni, Gessi (Rudimar), Rudimar (Juarez); Milton e Vi



BOCA: Mussimessi; Barbieri, Rico e Di Gioia (Edwards); Rattin (Natero) e Shadlein; Gonzalez (Pereira), Ambrois (Gonzalez), Pereira (Mansilla), Juan C. Rodrigues e Yudica

Gessy


Grêmio 4 x 1 Boca Júniors ( Estádio Bombonera ) - O dia em que Gessi calou a Bombonera!


GESSY - É de Uruguaiana e nasceu a 24 de setembro de 1935. Começou sua carreira de atleta no E. C. Uruguaiana, de sua cidade natal. De lá foi que o Grêmio o trouxe nesta temporada.


Mulher de Peso


Maria de Lourdes Conceição, recordista em arremesso de peso. " Jamais pensava que êste lançamento seria o meu melhor, pois não fiz fôrça e atirei naturalmente"

A mais Sensacional Virada de Todos os Tempos



"Rojões sulcam os ares, saudando o azul-celeste do firmamento e a celeste côr do nosso pavilhão esportivo, escrevendo lá em cima para que o veja todo o Rio Grande"

Grêmio de virada garante título! Gols de Nadir, Marino e Juarez

" O Grêmio joga com 10 homens. O Grêmio tem pênalti indiscutível, não assinalado a seu favor. O Grêmio marcou um tento que, sem explicação plausível, foi anulado"

"Os vanguardeiros tricolores, inferiorizados numèricamente, levam a confusão ao último reduto colorado. Nadir e milton, fabulosos, comandam o espetáculo."

" O ponteiro assinalava o octogésimo sexto minuto da pugna. Faltavam apenas quatro. Nadir, sereno e brilhante, cruzou pelo alto, sob medida para Marino. O craque, com muita calma, num cabeçaço, aninha a pelota no fundo das malhas de Silveira."

"Não se ouve mais à torcida rubra. As cuicas emudeceram, os tamborins não vibram mais, apitos só o do juiz de quando em vez, os tambores deixaram de ruflar, marchinhas não são mais cantadas, e as bandeiras vermelhas vão sendo enroladas, uma a uma.
O tricolor, por seu turno, não está satisfeito. A família das três côres, uníssona: Grêmio, Grêmio!"

Grenal 13-2-62. ( 1 x 1 )


" Repórter: - Gilnei, jogador de futebol é escravo ou boa vida?
- É uma profissão como qualquer outra, meu amigo. Seria interessante a criação de um Sindicato que viesse, futuramente, quando não mais pudessemos, por motivo de acidente ou outro qualquer, praticar o esporte bretão, para amparar-nos neste transe difícil."

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Ênio Rodrigues - time de 53



"Êsse o retrato do craque Ênio Rodrigues, plaier modêlo sob todos os aspectos e em quem a torcida gremista deposita inteira confiança, na sua dedicação e na sua honestidade de atleta.
Em casa, Ênio (que é solteirinho da silva, meninas candidatas...) vive lendo, e, mais do que isto, escutando a sua eletrola, cujos discos, segundo acentuou sua mãe Noêmia, manuseia com cuidado, juntamente com mano Luiz, outro da casa."

nota.: a referência "Campeões da América" é decorrente da vitória gremista sobre o uruguaio Nacional após a grande vitória da seleção uruguaia (composta por muitos jogadores do Nacional) na Copa de 50.





Rio Grande do Sul vs Paulistas

Grêmio vs Racing


Vídeo com gol de Maschio, então jogador da Inter


Grenal em 56 - 140º. Juarez, Gessi e Milton. No lance abaixo, Calvete


"Por fim, os "ceguinhos" viram a luz: o Grêmio, e já agora não mais podem argumentar com arengas ridículas e intempestivas.
O Grêmio tem vencido até aqui (e os fados no-lo permitirão que assim prossiga até o final da gloriosa jornada) porque de fato tem merecido vencer!
Não são os juízes, acoimados sempre pela maldade humana de facciosos, que o têm favorecido!
Não são os jogadores adversários que não têm sabido cumprir com sua obrigação de profissionais!
É a própria e inegável condição de superioridade de um grêmio cada vez maior e engrandecido no conceito desportivo da terra gaúcha o que explica essa maravilhosa sequência de vitórias!
É a garra e a compreensão nítida do dever que seus atletas têm; é a dedicação sem par e - por que não dizê-lo? - a capacidade técnica de um ex-renomado "player" tricolor (OSVALDO ROLLA)"

Grenal em 56 - 140º. Juarez encobrindo La Paz


"Aqui findou a história do Grenal nº 140. A bola, pingue-pongueando de cabeça-em-cabeça, encerrava o escore de 2 x 1 pró-Gêmio, indo aninhar-se ao fundo do gôlo de La Paz."

Juvenis

Grenal em 1936

Sardinha I - Campeão Farroupilha

Eurídes Guasque de Mesquita (Sardinha I) jogador e depois técnico do esquadrão principal gremista. Foi êle que conduziu à vitória o team tricolor no memorável embate decisivo do campeonato farroupilha em 1935. Faleceu prematuramente no ano seguinte.
fonte: album do cinquentenário set/54


1º Quadro de 1929: LARA, Nenê, Russo, Macarroni, Luiz Carvalho, Poroto, SARDINHA I, Dario Passos, Nestor, Coró e Martim Aranha

Campeão da Cidade 1935

Julho 56 - Figueiró, Calvete e Ênio

Desfalcado caiu o Grêmio como AUTÊNTICO bicampeão (2 x 1)

Campeões de 57 - ARTILHARIA TRICOLOR

Foguinho